Três Passos se destacou por gestão pública e qualidade de vida

Boas práticas de transparência na gestão pública e qualidade de vida para o cidadão. Estes foram dois aspectos de destaque de Três Passos em 2015, conforme importantes pesquisas nacionais divulgadas ao longo do último ano. Um dos mais antigos clientes Delta, a cidade possui 18 sistemas implantados entre a Câmara de Vereadores, informatizada desde 2000  e Prefeitura, atendida desde 2002. Para José Carlos Anzilieiro Amaral, Prefeito Municipal de Três Passos, os investimentos massivos em tecnologia estão colocando a cidade no mesmo patamar de municípios com orçamentos muito mais pujantes. “A tecnologia se tornou uma ferramenta indispensávelpara o administrador público. Elas auxiliam nas tomadas de decisões e as tornam mais seguras e rápidas, pois possibilita uma visualização mais abrangente de todas as áreas do município, principalmente no gerenciamento dos recursos”, destaca o gestor. Além disso, ele ressalta que a tecnologia proporciona um controle social efetivo dos procedimentos públicos através da possibilidade de publicação das informações na internet. O município figurou na 9ᵃ colocação estadual no ranking do Ministério Público Federal, que avaliou os portais da transparência de 5.568 municípios brasileiros, com o objetivo de medir o grau de cumprimento da legislação. Três Passos também foi o único município da Região Celeiro do RS a figurar no levantamento da Revista Isto É como uma das melhores cidades para se viver entre os municípios gaúchos de pequeno porte, ocupando a 124ª posição no país. Além disso, a cidade foi destaque no ranking da Saúde, ocupando a 42ª colocação entre as 50 de pequeno porte (com até 50 mil habitantes). Educação foi outro quesito que chamou atenção no final de 2015, com a primeira colocação na Região Celeiro do RS no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Com 71 anos de emancipação, Três Passos é referência regional em saúde, educação, comércio, serviços e cultura.