5 Motivos para Integração de Dados na Gestão de Saúde Pública
Sistemas que conversam entre si facilitam acesso a informações que melhoram a assistência ao cidadão e, ao mesmo tempo, evitam desperdícios de recursos valiosos para o setor público e eliminam retrabalho.
Um dos principais desafios da gestão da Saúde Pública é o compartilhamento de dados sobre os cidadãos atendidos pelas diferentes unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas vezes esses dados estão centralizados, em geral na Unidade de Saúde da Família (USF) que acompanha o usuário.
Quando o cidadão acessa outro serviço, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em casos de urgência e emergência, não há integração - o que leva a gastos desnecessários com exames e procedimentos, por exemplo.
Um dos caminhos para se alcançar eficiência na gestão da Saúde Pública é interligar os sistemas das unidades da rede de atenção à Saúde.
Conheça abaixo os cinco principais resultados esperados com a integração de dados através do sistema:
1- Agilidade no acesso às informações:
Encontrar todas as informações, sejam assistenciais ou gerenciais, na mesma plataforma facilita a rotina das equipes das unidades de Saúde. Muitos processos complexos são simplificados pela automatização, permitindo aos profissionais que se dediquem a tarefas mais estratégicas, com foco na qualidade e humanização do atendimento ao cidadão.
2- Redução de erros:
A automação dos processos também possibilita a redução de erros humanos, por exemplo, ocasionados por falhas na interpretação de prescrições médicas feitas em papel e, por isso, ilegíveis. Os sistemas ainda permitem cruzar informações de uma unidade para outra, criando alertas para dados inseridos de forma errada ou inconsistências que podem indicar fraudes e garantir a segurança do paciente em casos como alertas de alergias, interações medicamentosas, entre outros.
3- Efetividade no controle de gastos:
Ao permitir que as unidades se comuniquem de forma digital, a gestão da Saúde Pública sabe exatamente onde os recursos disponíveis estão sendo investidos, possibilitando uma análise dos custos e gerando insights de onde é possível reduzi-los. Há, ainda, a possibilidade de se evitar procedimentos desnecessários - já que os dados do cidadão ficam disponíveis para todas as unidades da rede que eventualmente ele venha a acessar.
4- Controle mais efetivo dos estoques:
Com todos os dados da rede de atenção disponíveis, o controle do que é necessário para garantir a assistência dos usuários de cada unidade é facilitado. Dessa forma, o gestor público consegue planejar os processos licitatórios e evitar cenários de desabastecimento de medicamentos e insumos, hoje tão comuns no País.
5- Qualidade dos Dados digitalizados:
Permitem o uso de ferramentas de inteligência, como (BI) ou Painel da Transparência. Com elas a gestão da Saúde Pública pode, por exemplo, estudar as características de uma determinada população, identificar os riscos inerentes daquela localidade e trabalhar com políticas de medicina preventiva na atenção primária, incluindo ainda ações estratégicas de vigilância em saúde – bastante necessário em tempos de arboviroses.
Novidades para 2020
Garantir a disponibilidade e a qualidade do dado será fundamental para as unidades de Saúde que quiserem obter financiamento do SUS via governo federal, conforme o novo Plano Nacional de Dados. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, via Departamento de Informática do SUS (DATASUS), que contempla a criação de um repositório de dados por Estado da federação. A proposta é iniciar o projeto piloto em Alagoas no primeiro trimestre de 2020.
De acordo com Jacson Barros, diretor do DATASUS, o projeto extingue o antigo Registro Eletrônico de Saúde (RES), que será substituído, então, pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). “Na prática, a RNDS irá disponibilizar todas as informações sobre os habitantes daquele determinado Estado no sistema, tais como registros de atendimento clínico, exames realizados, sumário de alta, dispensação de medicamentos, imunizações, entre outros. E as prefeituras serão incentivadas a alimentar esse sistema: aquelas que enviarem os dados receberão financiamento para promover ou ampliar a informatização”.
Atualmente, em torno de 40% das instituições básicas do País ainda não são informatizadas, segundo dados da Pasta federal. E mesmo as 60% que já terão a oportunidade de ampliar seus projetos e, inclusive, integrar seus sistemas, alimentando um ciclo que tende a trazer mais qualidade e sustentabilidade ao SUS.
Texto por Edson Luis da Cunha Rodrigues
Analista na Delta Gestão Pública
Sobre a Delta
A Delta Gestão Pública oferece soluções disponíveis na Nuvem, aptas a facilitarem os processos relacionados à saúde pública e à Secretaria da Saúde, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul. Entregamos sempre a solução tecnológica mais qualificada, que prima pela inovação e visa facilitar o crescimento contínuo.
Conheça as soluções:
Saúde: Humanização do atendimento aos pacientes, permitindo agilidade no tratamento da saúde da população, acompanhamento de índices municipais e, principalmente, o investimento no que é realmente necessário: a saúde pública.
Saúde Domiciliar: Funcionalidade do Saúde Fly, este aplicativo foi desenvolvido visando um melhor atendimento dos pacientes em suas residências. Seu objetivo é realizar o cadastro de informações a domicilio, de forma automática, prática e simples
Social: Atendimento e acompanhamento dos benefícios municipais oferecidos por meio do Sistema Único de Assistente Social (SUAS).
Saúde Cidadão: O aplicativo móvel é focado nos usuários do SUS de municípios que utilizam o sistema Saúde. O cidadão deve se informar na rede de saúde sobre a disponibilidade do aplicativo Saúde Cidadão em seu município.
Quer conhecer todas soluções oferecidas pela Delta? Clique aqui e saiba mais.