O município de Capão da Canoa, cliente Delta desde 2003, possui mais de 19 sistemas implantados pela empresa na sua gestão, entre eles o Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) Desde a implantação do sistema, em 2014, a cidade teve um crescimento de 39% em sua arrecadação de ISS. O município ficou em 1º lugar no ranking de indicadores de desenvolvimento municipal da Firjan, em levantamento de dados de 2015.
Entre os anos de 2014 e 2017, o município arrecadou mais de R$ 1 milhão em ISS, valor oriundo da análise dos números de notas fiscais emitidas. No primeiro ano de uso do Nota Fiscal Eletrônica (2015), 30.287 notas foram emitidas, enquanto em 2016 o número cresceu para 46.218.
O Secretário da Fazenda de Capão da Canoa, João Bassani, destacou as potencialidades do sistema NFS-e, que oferece aos gestores um controle maior sobre as arrecadações. “Com a nota eletrônica também evitamos o extravio e a perda de notas, o que representa um importante acréscimo nas arrecadações”, explica.
Ele também explicou que, desde o dia 1º abril, o uso de notas eletrônicas se tornou obrigatório entre empresas da cidade. O Secretário acredita que 100% das empresas já estejam adaptadas à nota eletrônica, porém os empresários que ainda possuem talões físicos poderão utilizá-los até setembro deste ano. Em 2016, 359 empresas já haviam adotado a modernização fiscal.
“A nota eletrônica facilita muito o nosso trabalho, principalmente por conta do fim dos talões. As notas são lançadas na hora”, destacou o Chefe de Setor da prefeitura, André Alves Bassani. Ele também salientou o ganho de tempo nas rotinas de trabalho, afirmando que atividades que levariam uma semana, hoje são feitos na hora. “Acredito que a principal função do sistema é que, agora, não precisa mais declarar no livro eletrônico”, exaltou.
Capão da Canoa é um município gaúcho, distante cerca de 132km da capital, Porto Alegre. A cidade destaca-se por suas praias, que estão entre as mais tradicionais do Estado, e atraem diversos turistas nacionais e internacionais.