Gestores públicos de cerca de 100 cidades do Rio Grande do Sul participaram nos dias 10 e 11 de agosto do 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, em Bento Gonçalves, para debater inovações e como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação no aprimoramento dos serviços públicos. A Delta esteve presente com um espaço na área de relacionamento e com uma apresentação do diretor Jorge Alano sobre como a tecnologia pode trazer benefícios aos cidadãos. ”Trabalhamos diretamente para as prefeituras, câmaras e fundações, mas sabemos que a ponta final disso tudo são as pessoas, facilitar o dia adia dos cidadãos, por isso nosso foco é trazer resultados para a administração municipal”, afirmou.
Entre os mais de 40 sistemas oferecidos pela Delta o destaque da apresentação foi para os sistemas na web, que utilizam a tecnologia de cloud computing (computação em nuvem). Os sistemas trazidos pelo diretor Alano foram Educação Fly, que permitem um acesso dinâmico de gestores e pais aos dados dos alunos; Saúde Fly e Protocolo Fly, que apresentam diferentes possibilidades de integração dentro da gestão municipal e o Business Intelligence ou BI, solução que gera gráficos e relatórios voltada ao público que atua diretamente nas decisões estratégicas dos municípios.
O evento também contou com palestra do Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. Segundo ele, abrir dados para maior transparência e facilitar o desenvolvimento de soluções pela sociedade é uma preocupação de Porto Alegre, fazendo também com que as empresas levem serviços para a população. “E se a Prefeitura não abrir espaço para essas ferramentas entrarem, a gente vai ficar cada vez mais distante da vida real das pessoas. Nosso grande negócio é pensar toda a cidade e ver o que a gente precisa de tecnologia”, disse o prefeito.