O 1º. Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, realizado nos dias 10 e 11 de agosto, em Bento Gonçalves, premiou municípios gaúchos que tiveram projetos inovadores devido à adoção de tecnologia para melhorar algum setor da administração pública e prefeitos que mais incluíram propostas de informatização da gestão pública nos planos de governo protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. Dois clientes Delta, Capão Bonito do Sul e Bento Gonçalves, foram reconhecidos no evento por suas iniciativas.
O prefeito Felippe Rieth, de Capão Bonito do Sul, foi premiado por cinco projetos que já estão em andamento ou em fase final: Projeto Cidade Digital através de pontos de wi-fi em diversos pontos da cidade; Implantação do Protocolo Eletrônico, onde o cidadão poderá realizar suas solicitações via internet; Nota Fiscal Eletrônica a fim de incentivar a emissão destas e aumentar a arrecadação e Elaboração de projeto para captação de recursos para implantação do Programa Cidade Digital.
“O uso racional da tecnologia faz parte da evolução da sociedade. Não se pode pensar em não se usar a tecnologia para trazer mais eficiência na prestação de serviços e nos controles administrativos. Para administrar é preciso ter fontes seguras de dados, ou seja, não tem como desenvolver politicas públicas sem saber o território que estamos pisando”, disse o prefeito, que destacou ainda importância de parceiros em tecnologia. “A Delta é hoje nossa fornecedora principal de tecnologia do município e nos oferece ferramentas fundamentais para os serviços de contabilidade, tesouraria, saúde, educação, entre outros”.
A cidade sede do Congresso, Bento Gonçalves, também foi reconhecida como uma das localidades que investe em infraestrutura de rede e desenvolvimento de sistemas por meio do projeto Bento Gonçalves Conectada.