A Delta implementou o Módulo Siconfi para qualificar e agilizar o envio das informações contábeis e fiscais das Prefeituras para a Secretaria do Tesouro Nacional. O sistema automatiza esse processo, preenchendo as planilhas de forma rápida, confiável e eficaz. O envio de relatórios ao governo é um trabalho periódico das prefeituras. Atualmente, são ao menos três relatórios obrigatórios: Relatório de Gestão Fiscal (RGF); Relatório de Execução Orçamentária (RREO) e Declaração de Contas Anuais (DCA).
Desde o ano passado, mais de 30 clientes Delta já utilizam o módulo Siconfi e os resultados vêm sendo surpreendentes. Emerson Barrufi Fernandes, Coordenador de suporte da Delta, observa o aumento de produtividade das Prefeituras. “Alguns setores que levavam dois dias preenchendo as planilhas do governo, agora precisam de apenas algumas horas para a conferência dos dados. Isso otimiza muito o trabalho do contador e evita o retrabalho”, explica. A confiabilidade das informações recebidas e produzidas também é outro ponto importante, pois padroniza o trabalho e evita a manipulação de dados.
Um dos clientes que utiliza o módulo é a Prefeitura Municipal de Bom Jesus. O Contador Oderson Panosso afirma estar muito satisfeito com a assertividade do sistema e a redução de tempo para a emissão dos relatórios. “Antes, até mesmo as somas solicitadas dentro das planilhas do governo eram feitas uma a uma, agora tudo é preenchido automaticamente, reduzindo muito o tempo de trabalho e índice de erros”, destaca.
Além do Siconfi, a Delta também possui outros módulos contábeis: o DFR – Disponibilidade por Fonte de Recurso, desenvolvido para automatizar os lançamentos da DRF, criados pela utilização do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), implantado em 2013; e o SCIL – Sistema de Controle dos Índices Legais, que fornece relatórios completos para proporcionar o acompanhamento das informações em tempo real e uma melhor visualização da aplicação dos Índices Constitucionais, de acordo com as determinações do TCE/RS.