Desde maio de 2016 os municípios gaúchos fazem sua prestação de contas das licitações por meio do LicitaCon, sistema criado pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE-RS. Os clientes Delta contam com o apoio do Sistema Compras, que otimiza a rotina de trabalho dos servidores. As cidades de Torres, Sertão Santana e Santa Margarida do Sul vêm tendo resultados positivos como a redução de contratos emergenciais; ampliação do número de licitações que cumprem todas as exigências da lei e redução de mais da metade do tempo de trabalho para envio das informações ao TCE-RS.
Aliado do LicitaCon, o Sistema Compras evita a criação de licitações com pendências legais, assim, os apontamentos do TCE-RS quanto a inconsistências têm caído a números irrisórios nos municípios que hoje trabalham com o sistema. “É um sistema que não permite que as licitações avancem com erros. Nesse sentido ele fornece uma segurança muito grande para nós, pois conseguimos seguir as exigências da lei”, explica Sidineia Burin Rocha da Silva, Diretora de Compras e Licitações de Torres. A Diretora também salienta que todas as licitações feitas pelo município hoje contam com a ajuda do Sistema Compras e atendem as demandas do LicitaCon. “Até agora, em 2017, já fizemos 133 licitações. Sem a ajuda do sistema não teríamos a metade desse número”, exaltou.
A economia do município em relação aos seus gastos com licitações também é fator de sucesso com o LicitaCon. O aspecto está diretamente ligado à redução nos contratos emergenciais, prática que caracteriza acréscimo nas despesas dos municípios. “Atualmente, quase não trabalhamos mais com contratos de emergência”, destaca Sidineia.
Em Sertão Santana, com o auxilio do sistema implantado pela Delta o município consegue atender todas as demandas requisitadas pelo LicitaCon em menos tempo. “Um trabalho que, manualmente, levaria mais de uma semana, hoje consigo fazer em um dia”, explicou o agente administrativo Nilson Schmidt.
No município de Santa Margarida do Sul, cliente Delta há 15 anos, o trabalho de preenchimento do LicitaCon é executado por apenas dois servidores. “Sempre utilizamos o Sistema Compras em nossa rotina diária e ele ajuda bastante”, destacou Fabiana Saldanha, agente administrativo.